Na contramão dos móveis padronizados, Bulhões da Costa imprime em suas peças conceitos atemporais de personalização e exclusividade
No ateliê da grife, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, espelho e vidro dão vida a móveis que fogem à regra da massificação. Para entender o DNA da empresa, é preciso voltar a 2003, quando o marchand Ronald Bulhões da Costa (que dá nome à grife), notou a reduzida oferta de produtos exclusivos no mercado caxiense.
“Eu tendia a um público de alto padrão e comecei a perceber, entre outras coisas, que faltava sofisticação nos espelhos”, conta. A percepção levou Ronald a assumir a sua faceta de criador.
Logo as peças desenhadas por ele caíram no gosto dos principais arquitetos e decoradores da região. Talvez seja a ligação de Ronald com a arte uma das explicações para as referências sofisticadas que imprime a suas peças. “Como sou de origem portuguesa, sempre gostei desse toque do antigo dentro do contemporâneo. Infelizmente, nós (brasileiros) não temos essa herança. Gosto de transitar entre os estilos para criar as peças”.
Outra fonte de inspiração da Bulhões da Costa é a moda. Formas e materiais desfilados nas passarelas internacionais servem de ponto de partida para a criação. É o caso do uso do couro, que ultimamente tem sido eleito para revestir os detalhes de alguns móveis, como gavetas de aparadores. Mesmo inserindo alguns materiais diferentes, são espelhos e vidros as matérias-primas primordiais das peças da grife, que mantém um showroom em Caxias do Sul e outro em Porto Alegre.
“Gosto da transparência do vidro porque ele valoriza outros detalhes da decoração. Além disso, tanto o espelho quanto o vidro criam a sensação de profundidade”, explica. Para o marchand artesão, a personalização é um caminho sem volta, “Hoje vivemos um processo de massificação do mobiliário. Acredito que daqui a alguns anos, existirão grandes empresas ou artesãos, que serão os responsáveis por fazer algo diferenciado”, opina Ronald, que também desenvolve peças sob medida para a sua seleta clientela.
Conheça mais sobre seus trabalhos através do site www.bulhoesdacosta.com